SOBRE

MIM

FORMAÇÃO

Licenciatura em Psicologia (Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, 1985-1990).

Mestrado em Relações Interculturais (Universidade Aberta, 1991-1994).

Doutoramento em Psicologia Social (Universidade Aberta, 1997-2002).

Pós-graduação em Programação e Curadoria das Artes (Universidade Católica Portuguesa, 2013-2014).

 

Hipnoterapeuta clínica (MindTraining) com formação em Programação Neurolinguística (PNL) e Técnicas de Regressão.

Pós-graduação em Técnicas de Psicoterapia Transpessoal, formação de dois anos em Instituto do Transpessoal Almasoma (2016-2018). Esta formação profissional de Especialização é reconhecida pela DGERT e pela EARTH Association for Regression Therapy.

Formação de especialização avançada em "Psicologia e Psicodinâmica da Espiritualidade" em Instituto do Transpessoal Almasoma (2019). Reconhecimento pela DGERT.

Formação de especialização avançada em "Terapias Energéticas" em Instituto do Transpessoal Almasoma (2020). Reconhecimento pela DGERT.

FormaçÕES COMPLEmentares

 

Estudei áreas terapêuticas complementares, procurando tornar mais profundo o processo de cura, integrando de forma harmoniosa e natural áreas diversas de forma a potenciar os processos de cura..

Fiz workshops na área da psicoterapia com algumas das figuras mais relevantes da abordagem transpessoal: Hans TenDem, David Lukoff, Christel Lukoff, Steve Taylor, Sueli Simões, Mário Simões, Vitor Rodrigues, Alexandre Fernandes, Rebeca Bandeira, Joana Carvalho, entre outros.

 

VIDA ACADÉMICA

Monitora da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa (1989/1990).

28 anos ligada à actividade académica na Universidade Aberta (1991-2019), como professora e investigadora: ensino, coordenação de licenciatura, mestrado e doutoramento, coordenação científica (2013-2015) do Grupo de Investigação "Estudos sobre as Mulheres. Género, Sociedade e Cultura" (Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais, CEMRI), acreditado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia. Professora na Licenciatura em Ciências Sociais, Mestrado em Relações Interculturais e  Doutoramento em Relações Interculturais da Universidade Aberta. 

Inúmeras publicações científicas nacionais e internacionais, conferências dentro e fora do país e anos dedicados à investigação científica.

Interessa-me o efeito dos elementos da natureza no equilíbrio humano. Investigadora integrada no Centre for Functional Ecology. Science for People & the Planet (CFE) da Universidade de Coimbra.

Consultora de algumas associações, organismos e projectos internacionais e referee de publicações científicas nacionais e internacionais.

CIDADANIA ACTIVA

Colaborei com associações de defesa dos direitos das mulheres. Tenho participado com regularidade em reuniões e debates sobre direitos humanos, dos migrantes e das mulheres. Continuo ligada a redes internacionais de direitos das mulheres.

DESENVOLVIMENTO PESSOAL

Fiz ioga, Chi Kung, biodanza, terapia sacro-craniana, meditação em grupo.

Práticas meditativas individuais diárias e práticas meditativas associadas a movimento corporal em grupo com regularidade semanal. Facilitação de grupos de meditação.

Pintura e escrita. Seis romances publicados e um livro para crianças que integra o Plano Nacional de Leitura. 

Caminhadas, períodos de imersão na natureza, retiros de meditação e silêncio. Paixão pela natureza e por árvores e animais em particular. Uma religação à natureza, aos seus elementos e formas de manifestação é possível para os pacientes.

Na quinta Tree Wind Bee em Alenquer, tal pode ser particularmente experienciado, em consultas de psicologia e hipnoterapia e em sessões de grupo do círculo de cura Sagrado Feminino 2020, destinado à conexão com a energia sagrada feminina, em mulheres e em homens.

Associações

 

Membro da Direcção da Federação Portuguesa de Psicoterapia (FEPPSI), entre janeiro de 2017 e março de 2018.

 

Membro efectivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses, tendo o título de Especialista em Psicologia Social pela Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), cédula profissional 5415.

 

Membro integrado da Associação Luso-Brasileira de Psicoterapia Transpessoal (Alubrat).

 

Colaboração com a União de Mulheres Alternativa e Resposta (UMAR) e com a Associação Mulher Migrante.

 

Colaboração com a Associação de Estudos sobre as Mulheres (APEM), com a Associação Sócio-Cultural AGIR, com a AtGender, com o Observatório das Migrações, com o Alto Comissariado para a Imigração e Desenvolvimento Intercultural, entre outros.

PUBLICAÇÕES

1/1

MARQUE A SUA CONSULTA!

Lisboa, Portugal

  • 15760164-phone-call-icon

+351 937 034 849

  • Enviar Email