SOBRE

MIM

foto joana-miranda

Tenho 54 anos de vida no planeta Terra, sou mulher, mãe de três filhos de nome Inês, Catarina e João, sou filha de Maria e João, companheira de vida e mulher de Nuno e, há seis meses, avó do Vasquinho.

 

Sou um ser que procura ativamente aprender e que ensinar e partilhar as aprendizagens. As aprendizagens em várias áreas foram-se interligando. Vejo-me essencialmente como uma facilitadora de processos de crescimento pessoal que integrem uma consciência da dimensão espiritual que nos constitui enquanto humanos.

Tive uma formação científica de muitos anos em Psicologia. A procura espiritual, o contacto e a conexão com a Fonte fazem parte integrante da minha vida e integro nos processos terapêuticos tudo o que sinto dever ser manifestado no sentido de poder ajudar as pessoas de forma mais profunda.

 

Vivi na Amazónia, aprendi meditação e fiz processos de aprendizagem com alguns  mestres espirituais de linhas espirituais diversas. Nunca me situei numa só linha pois a Fonte é apenas uma. Diferentes linhas permitem chegar de forma diferente e experienciar de forma diversa.

Nesta vida procuro viver em contacto com o amor e ser amor. Sempre que possível...

Procuro ajudar as pessoas a encontrarem e a resgatarem a energia do amor e a viverem a sua essência, manifestando os seus dons, ultrapassando tudo o que as limita.

Em 2014 fiz uma iniciação espiritual com Sri Tathata, mestre hindu. Nesse mesmo ano passei por um outro processo iniciático de transformação profunda. 2014 foi um ano marcado por práticas espirituais diárias. que vou mantendo com a regularidade que me é possível.

Em 2015 e 2016 fiz um processo de terapia sacro-craniana com Juan Yusta que resultou numa grande aprendizagem.

Em 2015 recebi formação em neo-shamanismo com Steve Serr e Debbie Miller. Em 2020 fiz aprendizagem na área do curanderismo dos Andes, com Trinidad Aguilar.

Durante vários anos fiz processo terapêutico com Joana Carvalho na área da psicoterapia transpessoal, no âmbito da formação de 4 anos em psicoterapia.

Fiz ioga, chi-kung e biodanza durante dois anos o que me ajudou a expressar o meu corpo e a desenvolver maior consciência dele.

Escrevo, publiquei onze livros (um para crianças, romances, científicos, alguns deles como co-organizadora), pinto,...

Tenho uma horta e amor pela jardinagem e permacultura. Estou sempre que me é possível na natureza, na quinta, na montanha ou a fazer caminhadas onde houver árvores, plantas, rios, lagos, fontes e mar.

 

Aprendi em 2021/2022  sobre ervas medicinais com Íris Lican e Lila Nuit e as suas aplicações na saúde das mulheres e na saúde em geral.

Colaborei ativamente com algumas associações de mulheres.

Dedico-me ao projeto Treewindbee e, com Sandra Sanches, em 2021/2022 aos círculos de mulheres que têm tido mensalmente lugar na quinta com o mesmo nome. 

Participei em 2020 com Mário Resende e Ilja van de Griend na formação em Psicologia e Psicodinâmica Transpessoal que integra a formacão de 4 anos em Psicoterapia Transpessoal do Instituto Transpessoal Almasoma.

Ofereço o Curso online Reconexão com a Natureza com efeitos na redução do stress e da ansiedade e indicado para todos os que procurem viver uma vida mais harmoniosa.

Em 2022 vivi um novo processo de transformação interior e tive a necessidade de me sentir ainda em maior conexão com as pessoas e com a verdade de tudo o que me constitui. Comecei a receber mais pessoas na minha casa em Lisboa e na quinta, fazendo uma transição progressiva de um contexto mais formal de clínica para estes ambientes de conexão mais íntima entre seres humanos. Integrei o tarot, não com o propósito de previsão mas de compreensão da linguagem da alma - que tinha estudado em 2020- 2021 com Philip Carr-Gomm e em 2022 com Rui Lorga como ferramenta terapêutica quando os pacientes o pediam em sessão, enriquecendo assim as sessões com mais conteúdo simbólico e linguagem da alma. A integração do tarot no contexto terapêutico foi muito influenciada pelo trabalho de Alejandro Jodorowsky que muito admiro.

A cabana, espaço de paz, em Treewindbee na natureza e com vista sobre a serra de Montejunto, oferece oportunidade para algumas marcações de sessões para além dos espaços em Lisboa.

Em outubro de 2022 surgirá um contexto terapêutico de grupo online 1/x por mês.

Sinto-me muito grata por cada ser humano que acompanho em processos de terapia e aprendizagem.

Deixo o meu percurso científico e formal...

FORMAÇÃO

Licenciatura em Psicologia (Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, 1985-1990).

Mestrado em Relações Interculturais (Universidade Aberta, 1991-1994).

Doutoramento em Psicologia Social (Universidade Aberta, 1997-2002).

Pós-graduação em Programação e Curadoria das Artes (Universidade Católica Portuguesa, 2013-2014).

 

Hipnoterapeuta clínica (MindTraining) com formação em Programação Neurolinguística (PNL) e Técnicas de Regressão.

Pós-graduação em Técnicas de Psicoterapia Transpessoal, formação de dois anos em Instituto do Transpessoal Almasoma (2016-2018). Esta formação profissional de Especialização é reconhecida pela DGERT e pela EARTH Association for Regression Therapy.

Formação de especialização avançada em "Psicologia e Psicodinâmica da Espiritualidade" em Instituto do Transpessoal Almasoma (2019). Reconhecimento pela DGERT.

Formação de especialização avançada em "Terapias Energéticas" em Instituto do Transpessoal Almasoma (2020). Reconhecimento pela DGERT.

VIDA ACADÉMICA

Monitora da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa (1989/1990). 

28 anos ligada à actividade académica na Universidade Aberta (1991-2019), como professora e investigadora: ensino, coordenação de licenciatura, mestrado e doutoramento, coordenação científica (2013-2015) do Grupo de Investigação "Estudos sobre as Mulheres. Género, Sociedade e Cultura" (Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais, CEMRI), acreditado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia. Professora na Licenciatura em Ciências Sociais, Mestrado em Relações Interculturais e  Doutoramento em Relações Interculturais da Universidade Aberta.

Inúmeras publicações científicas nacionais e internacionais, conferências dentro e fora do país e anos dedicados à investigação científica.

Interessa-me o efeito dos elementos da natureza no equilíbrio humano. Investigadora integrada no Centre for Functional Ecology. Science for People & the Planet (CFE) da Universidade de Coimbra.

Consultora de algumas associações, organismos e projectos internacionais e referee de publicações científicas nacionais e internacionais.

ASSOCIAÇÕES

 

Membro da Direcção da Federação Portuguesa de Psicoterapia (FEPPSI), entre janeiro de 2017 e março de 2018.

 

Membro efectivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses, tendo o título de Especialista em Psicologia Social pela Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), cédula profissional 5415.​

 

Membro integrado da Associação Luso-Brasileira de Psicoterapia Transpessoal (Alubrat).

 

Colaboração com a União de Mulheres Alternativa e Resposta (UMAR) e com a Associação Mulher Migrante.

 

Colaboração com a Associação de Estudos sobre as Mulheres (APEM), com a Associação Sócio-Cultural AGIR, com a AtGender, com o Observatório das Migrações, com o Alto Comissariado para a Imigração e Desenvolvimento Intercultural, entre outros.

PUBLICAÇÕES

A Outra Metade da Laranja
A Outra Metade da Laranja

2001

press to zoom
Sem Lágrimas nem Risos
Sem Lágrimas nem Risos

2002

press to zoom
O Espelho da Lua
O Espelho da Lua

2002

press to zoom
Não se Escolhe Quem se Ama
Não se Escolhe Quem se Ama

2004

press to zoom
Contigo Esta Noite
Contigo Esta Noite

2005

press to zoom
A Mulher de Mármore
A Mulher de Mármore

2007

press to zoom
A minha família é a melhor do mundo.
A minha família é a melhor do mundo.

E a tua? 2016

press to zoom
A identidade nacional
A identidade nacional

Do Mito ao Sentido Estratégico. Uma análise psicossociológica das comparações entre os Portugueses e os Outros. 2002

press to zoom
Identidades nacionais em debate
Identidades nacionais em debate

2006

press to zoom
Mulheres imigrantes em Portugal
Mulheres imigrantes em Portugal

Memórias, dificuldades de integração e projetos de vida. 2009

press to zoom
Género e Migrações
Género e Migrações

Revista Ex-Aequo, nº24 2011

press to zoom
Migrações e Género
Migrações e Género

Espaços, Poderes e Identidades 2014

press to zoom
1/1